domingo, 19 de julho de 2009

Claus von Stauffenberg

Claus Philipp Maria Schenk Graf von Stauffenberg - (Jettingen-Scheppach, Baviera, 15 de Novembro de 1907 — Berlim, 21 de Julho de 1944) - foi um coronel alemão da II Guerra Mundial, autor de um atentado contra Adolf Hitler em 1944. Ato conhecido como Atentado de 20 de julho.
Nasceu numa tradicional família católica da Baviera. Seus pais eram Alfred Schenk e Karolina Schenk.

O oficial alemão mais jovem a chegar ao posto de coronel, Stauffenberg era uma estrela em ascendência no exército (Heer) das forças armadas alemãs (Wehrmacht).

Foi ferido num ataque aéreo em 7 de abril de 1943 na campanha do norte da África quando servia no Afrika Korps. Perdeu dois dedos da mão esquerda, a mão direita e o olho esquerdo, além de graves ferimentos no joelho.

Stauffenberg junto com outros militares alemães que já não suportavam as ordens de Hitler organizaram um atentado à bomba contra o mesmo. Tinham em mente levar duas pastas com explosivos a uma reunião militar onde ele estaria presente. Todo projeto foi coordenado com ajuda de cúmplices onde aguardariam Stauffenberg colocar os dispositivos próximos a Hitler. Antes da explosão, ele forjaria uma saída inesperada da sala, alegando querer dar um telefonema.
Stauffenberg (à esquerda) em Rastenburg em 15 de Julho de 1944. No centro Adolf Hitler. Stauffenberg já levava as bombas consigo. Mas decidiu não detoná-las naquele momento.

Foi um dos principais articuladores deste mal sucedido atentado que tentou remover o líder nazista do poder. A tentativa de matar Hitler aconteceu em seu quartel-general, conhecido como a "Toca do Lobo" (em alemão, "Wolfsschanze") situado nas proximidades de Rastenburg (atualmente Kętrzyn, junto à aldeia à época chamada Görlitz hoje Gierłoż na Prússia Oriental, atual território da Polônia).

Claus von Stauffenberg disse à sua família: "se eu conseguir, serei chamado pelo povo alemão de traidor, mas se eu não conseguir, estarei traindo minha consciência".

Atualmente Von Stauffenberg é considerado o modelo de soldado alemão pelo Bundeswehr: "um cidadão fardado".

Foi fuzilado nas primeiras horas do dia 21 de Julho de 1944 no Bendlerblock de Berlim. Diante do pelotão de fuzilamento, suas últimas palavras foram:

– "Es lebe das heilige Deutschland! (Vida Longa para a sagrada Alemanha!)"

Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário